
Instrumento para Identificação
DOS SINAIS DE RISCO PARA A DISLEXIA
ORIENTAÇÕES PARA USO DO TESTE
O que é o CHECK-Dis?
O Check-Dis é um instrumento para Identificação dos Sinais de risco para a Dislexia.
A versão original, composta por 78 perguntas, foi elaborada durante o doutorado da Dra Marília Seno e validada no pós-Doc (UNESP de Marilia/SP). Em 2024, a partir de nova estatística, a Cheklist foi reduzida à 39 questões com o objetivo de facilitar sua aplicação.
Para que serve esse teste?
O principal objetivo é despertar a atenção dos responsáveis para um possível transtorno da aprendizagem (dislexia/discalculia) que a criança possa apresentar para que, dessa forma, busque ajuda o quanto antes reduzindo os prejuízos pedagógicos e comprometimentos emocionais.
Quem pode aplicar?
O instrumento não é restrito. Pode ser aplicado pelos pais, professores, psicopedagogos e demais profissionais da área da saúde e educação.
Com que idade pode ser usado?
A partir do 2º ano do Ensino Fundamental I.
O CHECK-Dis vai dar um diagnóstico?
Não. Esse é um instrumento de rastreio e não substitui uma avaliação clínica.
Diante de uma dificuldade de aprendizagem persistente procure um profissional especializado. O Fonoaudiólogo é indispensável nessa processo, uma vez que a dislexia é uma falha na consciência fonológica.
O que devo fazer se o resultado der risco para dislexia?
Busque uma avaliação especializada. Se a hipótese diagnóstica de dislexia for confirmada, o profissional deverá emitir um laudo, considerando os pressupostos do DSM-5 e a Lei 14.254/21 e indicando todas as adaptações curriculares que a escola precisará fazer para que a criança tenha a mesma possibilidade de acessar o conteúdo que seus colegas, derrubando todas as barreiras impostas pela condição.
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Como aplicar o CHECK-Dis ?
1º- Baixe e imprima o instrumento que está em PDF
2º - Responda cuidadosamente as 39 questões analisando o desenvolvimento da criança
3º - Para cada questão, assinale uma única alternativa considerando 1 para pouco e 5 para muito
4º - Some o total de pontos no final
5º - Consulte a tabela de resultados


Risco baixo: > 112
RESULTADOS
Não foram identificados sinais de risco para a dislexia. Continue acompanhando o desenvolvimento escolar da criança e, diante de uma dificuldade persistente, procure ajuda profissional.

Risco moderado: de 79 a 112
Foi identificado risco moderado para a dislexia. A criança apresentou prejuízos em algumas habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento pedagógico. Indica-se uma avaliação profissional para orientação da família e da escola.

Risco alto: < 79
Foi identificado risco alto para a dislexia. A criança apresentou prejuízos significativos em habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento pedagógico. Indica-se, com URGÊNCIA, uma avaliação profissional para diagnóstico e emissão de relatório, contendo todas as adaptações curriculares que a escola deve providenciar (Lei 14.254/21) o quanto antes, para possibilitar sua inclusão escolar respeitando sua condição.